Contador de Visitas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

REUNIÃO DE REFLEXÃO

  
PNLD 2013 - REFLEXÃO
Quando eu quero falar com Deus.


Livro Didático.


   Orientações


sexta-feira, 25 de maio de 2012

RH


RECURSOS HUMANOS

Solicitamos que seja encaminhado oficio informando os servidores administrativos que irão gozar férias no mês de julho do corrente ano e a pré.docx

PALESTRA


PSICANALISTA MINISTRA PALESTRA AOS
PROFESSORES SOBRE PSICOSE INFANTIL

A Prefeitura de Anápolis através da Secretaria Municipal de Educação, promove uma palestra com o psicanalista Dr. Daniel Victor, sobre o tema Psicose Infantil. O evento está previsto para o dia 31 de maio  no auditório do CEFOPE, e será direcionado aos servidores da Rede Municipal de Educação, principalmente os professores de AEE e coordenadores pedagógicos.
Pouco conhecida, a psicose infantil é um transtorno não muito comum nas crianças, mas que deve ser tratado desde cedo e os pais devem ficar atentos aos sintomas que podem variar de riso ou choro sem motivo, perda de interesse na família e nos brinquedos, diminuição dos relacionamentos interpessoais, isolamento e auto-agressão.
Esses e outros fatores podem indicar se uma criança sofre de psicose, um transtorno em que a pessoa se desprende da realidade e passa a viver e se relacionar com algo que não existe, segundo explica a psiquiatria.
Com a palestra, a SEMED pretende esclarecer mais sobre o assunto, dando subsídios aos professores de atendimento educacional especializado (AEE) pra cuidar das crianças especiais matriculadas nas escolas da rede municipal de ensino.


FROTA NOTA 10

A boa qualidade dos veículos utilizados no transporte escolar do município de Anápolis acaba de ser atestado pelo Departamento Estadual de Transito (DETRAN-GO) após a realização de uma minuciosa vistoria nos 37 ônibus, microônibus e kombis que compõem este sistema.
Ficou comprovado o excelente estado de conservação dos ônibus e o serviço de manutenção dos mesmos, assegurando que a frota está 100% aprovada em termos de manutenção de peças e condições de tráfego.
 Todos os veículos apresentaram condições satisfatórias de uso, dentro do que estabelece a legislação de trânsito vigente, recebendo um selo de autorização para transitar, com validade de seis meses.
Anápolis é destaque entre os municípios goianos por conseguir desenvolver um programa de transporte escolar eficiente, com veículos que nunca param, motoristas qualificados e preparados para a profissão, com índice zero de ocorrência de acidentes nesta gestão. 

ESCOLA DE PAIS


PROFESSORES CONVIDADOS PARA
SEMINÁRIO DA ESCOLA DE PAIS

A Secretaria Municipal de Educação convida os professores para participarem do XXVI Seminário Regional da Escola de Pai Subseção de Anápolis.

 “Família, um sonho possível” é o tema da palestra ministrada pelo professor Francisco Carlos Costa, no dia 1° de junho às 19h30min no auditório do SENAI Roberto Mange. Outra palestra igualmente importante, será ministrada pela fonoaudióloga, psicopedagoga e orientadora educacional Janete Lopes dos Santos Mesquita. Será debatido um tema muito atual: “Atitudes recomendadas pra o desenvolvimento dos filhos”. Entrada franca.

terça-feira, 22 de maio de 2012

UEG


UEG NA ESCOLA: CURSO PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

A Secretaria Municipal de Educação divulga o curso de Formação Continuada para professores que será realizado pela Universidade Estadual de Goiás, dentro do Projeto UEG na Escola.
O Projeto visa à atualização e formação continuada dos professores da Educação Básica. Serão oferecidos módulos, oficinas, palestras e outras atividades totalmente sem ônus para os educadores. As inscrições poderão ser feitas até dia 25/05 pelo site www.unucseh.ueg.br/uegnaescola
Entre os minicursos e oficinas oferecidos estão estes temas: Território, educação e religião, trabalho e educação, trabalho x campo; instrumentos educacionais do trabalhador agrário; tecnologias educativas  para a alfabetização de jovens e adultos. Os povos indígenas e a linguagem, formação de profissionais da educação para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.

FUNDEB


CONSELHO DO FUNDEB DIVULGA CALENDÁRIO DE REUNIÕES

O Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) liberou a pauta de reuniões restantes do ano de 2012.  As reuniões, por decisão tomada em assembléia no dia 17 de abril, serão realizadas toda primeira quarta feira de cada mês, às 08 horas, no auditório da SEMED.
O calendário de reuniões do Conselho do FUNDEB prevê os novos encontros para os dias 05 de junho, 01 de agosto, 05 de setembro, 03 de outubro e 05 de dezembro.

ZATOPECK


ZATOPECK MARCA PRESENÇA NO CAMPEONATO GOIANO DE ATLETISMO

A Prefeitura de Anápolis através da Secretaria Municipal de Educação encaminhou uma equipe de 18 atletas do projeto Zatopeck para participar do Campeonato Goiano de Atletismo na categoria juvenil. O evento promovido pela Federação Goiana de Atletismo (FGAt), com apoio da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) aconteceu em Goiânia. A equipe contou com o apoio de cinco técnicos, um médico, um fisioterapeuta e um coordenador pedagógico.
Neste campeonato foi a estréia da atleta Gabriela Mota da Cruz para a prova dos cinco mil metros rasos, e a participação do recordista goiano dos 100 e 200 metros rasos, Juliano Silva, da equipe anapolina.
Na oportunidade foi feita a verificação de índice técnico para a formação da delegação goiana que disputará o Campeonato Brasileiro da categoria, no mês de julho. A equipe formará também a delegação brasileira que disputará o mundial de juvenis em Barcelona, na Espanha.
A equipe do projeto Zatopeck participou também de um novo momento do Projeto “Atletismo Escolar – Ação e Emoção”, reunindo atletas de várias escolas da rede municipal. Foram realizadas provas de salto a distancia,  arremesso de peso e lançamento de dardo. 

DENGUE


CONCURSO SOBRE A DENGUE

Termina no dia 30 de maio o prazo para as escolas encaminharem à Secretaria Municipal de Educação, os trabalhos classificados na primeira etapa do concurso literário sobre o tema Dengue. O concurso tem a participação dos alunos do 1° ao 9° anos do Ensino Fundamental e também das crianças da Educação Infantil.
Crianças da Educação Infantil estão produzindo seus trabalhos sobre a dengue utilizando a modalidade desenho; já os alunos do 1°e 2° anos estão tratando as atividades de prevenção e controle da dengue através da modalidade literária cartaz; já os alunos do 3°, 4° e 5° anos estão trabalhando a modalidade paródia; e os alunos do 6°, 7°, 8° e 9° anos estão produzindo trabalhos na modalidade rap.
Cada escola tem o direito de enviar dois trabalhos para a Secretaria Municipal de Educação, onde será formada uma comissão com servidores das Secretarias de Educação e Comunicação que irão avaliar os trabalhos, fazendo a seleção dos premiados.
Os alunos vencedores receberão a premiação em solenidade marcada para o dia 13 de junho no Teatro Municipal.
O objetivo da Prefeitura de Anápolis / Secretaria Municipal de Educação, Saúde e Comunicação com este concurso é engajar os alunos da rede municipal nas ações de combate à dengue, a partir da conscientização da necessidade de todos participarem, em prol do bem comum. O concurso propõe também, desenvolver o espírito criativo dos alunos, estimular o espírito de cidadania e divulgar o tema na comunidade.

BOLSA FAMÍLIA


PRAZOS DO PROJETO PRESENÇA/BOLSA FAMÍLIA

A Secretaria Municipal de Educação alerta os gestores quanto à data para o registro das freqüências dos alunos das Escolas do Ensino Fundamental e dos Centros de Educação Infantil Municipal para efeito de concessão do programa Bolsa Família aos cadastrados no Projeto Presença.
As escolas já estão de posse do calendário para a coleta dos meses de maio e junho, sendo que a abertura para registrar freqüência está marcada para o dia 01 de junho e o fechamento da coleta para o dia 29 de junho.
A SEMED solicita atenção por parte da equipe gestora das unidades escolares quanto à identificação e busca dos novos beneficiários do Programa Bolsa Família, ao mesmo tempo em que agradece o empenho de todos os envolvidos neste projeto, no sentido de buscar e lançar a freqüência dos alunos.


ESCOLA MUNICIPAL LAR SÃO FRANCISCO


ATLETAS VENCEDORES NOS JOGOS ABERTOS


A Escola Municipal Lar São Francisco de Assis participou do XXII Jogos Abertos de Anápolis 2012, nas modalidades futsal feminino e masculino e karatê. Disputou o campeonato os atletas participantes do Programa Mais Educação e que conquistaram oito medalhas e troféu de 3º lugar em números de atletas participantes na modalidade de Karatê.
Parabéns aos alunos e a toda equipe do Programa “Mais Educação” pelos ótimos resultados apresentados.

BOLETIM INFORMATIVO

BOLETIM INFORMATIVO Nº 18
VERSO DO BOLETIM Nº 18

segunda-feira, 21 de maio de 2012

CAMINHO DAS ÁGUAS

 PROJETO CAMINHO DAS ÁGUAS



A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a UEG iniciou o projeto Caminho das Águas realizado no Central Parque, o projeto envolveu os professores de Geografia da rede municipal de Educação que tiveram a oportunidade de analisar as condições da mata e do principal manancial localizado no interior do parque, o Córrego das Antas.
Sob orientação os educadores verificaram a situação de degradação do solo em razão da falta de vegetação e da exposição das raízes de árvores de grande porte, e os níveis de assoreamento do Córrego das Antas.
Estudaram também a formação da mata do Central Parque, a qual é remanescente da Mata Atlântica, possuindo árvores de madeira nobre.
O caminho das águas levou à delegação a outra área de preservação ambiental, o Clube Ipiranga, onde os professores puderam contemplar as inúmeras nascentes que dão origem ao Córrego Ipiranga. O detalhe observado é que as nascentes do Clube Ipiranga, são conservadas e os cursos d'água são definidos pela própria natureza. A parte antiga do Clube conserva as piscinas de água natural, formada por minas, as quais já foram palco de disputas olímpicas do município. No Parque Ipiranga os professores de Geografia contemplaram os dois belos lagos formados pela junção das nascentes. No local a comunidade desfruta de lazer e da prática de esportes.
A trajetória dos professores foi encerrada no Núcleo Ambiental do Parque Ipiranga, onde receberam as informações que concretizavam a prática, ministradas pela professora Doutora  Janis, que apresentou as microbacias que compõe o município de Anápolis e repassou material em mídias, onde os professores poderão utilizar em sala de aula enriquecendo a suas práticas pedagógicas.

II Concurso Artístico Estudantil Orquídeas


CONCURSO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS



A Prefeitura de Anápolis através da Secretaria de Educação em parceria com a Associação Orquidófila promove o II Concurso Artístico Estudantil Orquídeas em Foco nas Escolas. O evento pedagógico começou em março e se estenderá ao dia 30 de junho. Tem como objetivo principal oportunizar aos alunos das escolas da rede municipal a participação direta no evento, a 15ª Exposição Nacional de Orquídeas de Anápolis, a criarem um espaço para descobertas e
apreciação de novos talentos, ilustrar a próxima exposição com as obras produzidas pelos alunos da cidade; e conscientizá-los quanto ao valor da beleza do meio ambiente, tendo em foco as orquídeas. O trabalho que cada aluno deverá apresentar refere-se à criação de uma imagem de uma orquídea – planta e flor, ou somente a flor, usando técnicas de desenho, pintura ou grafite.

O concurso é destinado à participação de alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA. Os trabalhos serão julgados por uma comissão formada por artistas plásticos, representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Educação e da Associação Orquidófila de Anápolis.


terça-feira, 15 de maio de 2012

FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA


EDUCADOR NOTA 10

A Prefeitura de Anápolis por meio da Secretaria Municipal de Educação divulga o prêmio Educador Nota 10, criado há 10 anos pela Fundação Victor Civita, com o objetivo de identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais em escolas de ensino regular. Os professores da rede municipal poderão participar da premiação que escolherá 10 professores e um gestor escolar por seus trabalhos de excelência na área da educação. Os vencedores ganharão um troféu, um prêmio em dinheiro e participarão de uma grande festa em outubro, mês do professor.
O 15º Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, dividido em duas categorias – Professor Nota 10 e Gestor Nota 10 - estará recebendo as inscrições, exclusivamente pela internet (site www.premiovc.org.br), no período de 08 de junho a 08 de julho de 2012.
Poderão participar todos os professores em exercício das redes pública e privada e de escolas comunitárias ou filantrópicas de acesso público, urbanas ou rurais, de Educação Infantil e de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental (incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA); e os diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais em exercício das mesmas redes.

Serão distribuídos R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais) para os Professores Nota 10, cabendo a cada um a importância de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), depositados na conta corrente indicada, menção honrosa e troféu; e mais R$ 25 mil, sendo R$  15.000,00 (quinze mil reais) para o diretor escolar ou coordenador pedagógico ou orientador educacional que efetuou a inscrição, depositados na conta corrente indicada pelo responsável pela inscrição, e R$ 10.000,00 (dez mil reais) para a instituição escolar em que o profissional atua, depositados na conta corrente da escola, menção honrosa e troféu.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

PROJETO PRESENÇA / BOLSA FAMÍLIA


PROJETO PRESENÇA / BOLSA FAMÍLIA

A Secretaria Municipal de Educação informa aos gestores das Escolas e Centros de Educação Infantil Municipal que já está pronto o calendário para a coleta de maio e junho do Projeto Presença / Bolsa Família. Os gestores devem estar atentos porque a abertura para imprimir formulário está prevista apenas para o dia 18/05 e a abertura para registrar freqüência, no dia 01/06. O fechamento da coleta também já tem data estipulada: dia 29/06/2012.
A SEMED solicita total atenção por parte da equipe gestora das unidades escolares em identificar e buscar os novos beneficiários antes de imprimir o formulário.

CENSO ESCOLAR


PREFEITURA PREPARA O CENSO ESCOLAR 
DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2012

A Prefeitura de Anápolis através da Secretaria Municipal de Educação inicia o trabalho para a realização do Censo Escolar de 2012. Dois técnicos participarão do Encontro Estadual do Censo Escolar da Educação Básica 2012, marcado para os dias 22 e 23 deste mês, em Goiânia, organizado pela Secretaria Estadual de Educação.
Os municípios goianos foram divididos em grupos, sendo que Anápolis pertence ao Grupo I, e terá o treinamento no dia 22/05. Com 08 horas de duração, o encontro será realizado no auditório da Superintendência do Ensino Fundamental. Nesta capacitação, os servidores públicos estarão se aperfeiçoando no trabalho de execução, correção, verificação, acompanhamento e análise dos dados coletados no censo escolar 2012.

terça-feira, 8 de maio de 2012

ACADEMIA FEMININA DE LETRAS E ARTES DE GOIÁS


PARABÉNS

Prefeitura de Anápolis através da Secretaria Municipal de Educação cumprimenta a professora Natalina Fernandes, Diretora da Biblioteca Zeca Batista, pela eleição na Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás - AFLAG. Natalina Fernandes ocupa a cadeira de nº 14, cuja patronesse é a escritora goiana Goiandira do Couto.
A data da posse ainda não foi definida pela Presidência da AFLAG.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

BOLETIM INFORMATIVO Nº 15

 https://docs.google.com/open?id=0BwcimJsnNmNEX3JBWmRhdDNja2c

ATLETISMO ESCOLAR


ATLETISMO ESCOLAR – AÇÃO E EMOÇÃO

A Prefeitura de Anápolis través da Secretaria Municipal de Educação promove no dia 12/05, um novo momento do Projeto “Atletismo Escolar – Ação e Emoção”. A expectativa é reunir atletas de 15 escolas da rede municipal, quando ocorrerão as provas de salto a distancia, salto em altura, arremesso de peso e arremesso de dardo.
A participação é aberta a todos os alunos da rede municipal, principalmente àqueles que estão se preparando para o Campeonato Anapolino Escolar de Atletismo, programado para acontecer durante as atividades da Semana do Estudante, nos dias 11 e 12 de agosto.
Em alta, desde a implantação do Projeto Zatopeck, o atletismo anapolino vem ganhando destaque até em âmbito nacional, com alguns atletas se sobressaindo nas competições.  O Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar conta com 80 jovens em regime intensivo de treinamento, duas horas por dia, durante três dias por semana, para a formação de um grupo de elite no atletismo.
Os alunos/atletas do NEAE têm toda a assistência, são transportados para os treinamentos em veículos da SEMED, treinados por técnicos especializados na modalidade, recebem apoio médico, odontológico, exames laboratoriais e medicamentos por parte da Secretaria da Saúde, acesso à academia para aulas de musculação e laboratório de fisiologia na UniEvangélica.