Contador de Visitas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CEU: Nova realidade educacional no conjunto Filostro Machado

A inauguração do Centro de Educação Unificada (CEU) no Conjunto Filostro Machado, na quarta-feira, 28/09, marca o começo de uma nova e tapa na Educação no município de Anápolis. A proposta da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação é que o CEU seja referência em qualidade de ensino básico. A solenidade festiva foi prestigiada por inúmeras autoridades e pela comunidade do setor.
Em seu discurso, a secretária municipal de Educação, Virgínia Melo, agradeceu a todos que se empenharam para que a obra fosse concretizada e disse que o modelo de educação que será executado no CEU é o que a administração almeja para a cidade”. O prefeito Antônio Gomide reafirmou seu compromisso com a Educação, ressaltando que considera prioridade a educação de qualidade em todos os níveis.

Seminário reforça a necessidade do aperfeiçoamento profissional do educador Infantil


Através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sistema Aprende Brasil, a Prefeitura promove nesta quinta feira, 29, a terceira edição do Seminário de Educação Infantil, com o tema "Quem Ensina Sempre Aprende".
Ao abrir o evento, a professora Virginia Melo, Secretária Municipal de Educação, ressaltou a importância da formação continuada do professor, hoje essencial para a busca de novas metodologias que vão ao encontro das necessidades, exigências e particularidades da Educação e mais especificamente, da Educação Infantil.
 





A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Dr. Jairo Teixeira Júnior, que abordou o tema Desenvolvimento Neuropsicomotor, destacando a importância do professor da Educação Infantil no processo de desenvolvimento motor do aprendiz.



A questão da identidade do profissional da Educação Infantil foi abordada pelo professor Mestre Renato Barros de Almeida com a palestra Trabalho Docente e a Identidade do Profissional na Educação Infantil e a professora Maria de Lourdes Ribeiro falou sobre Sexualidade Infantil.

Com o objetivo de reforçar a importância do aperfeiçoamento profissional como tarefa cotidiana e da inovação nas práticas pedagógicas, a Prefeitura trouxe a Anápolis o renomado professor Marcos Méier, que fechou o Seminário ministrando a palestra Como Desenvolver a Inteligência da criança – Os fatores do Desenvolvimento Emocional e Cognitivo.




Texto e foto: Maria do Rosário Vieira

Saúde na Escola: Municípios têm prazo até 30 de setembro para aderir ao plano

A portaria interministerial nº 1.910, dos ministérios da Educação e da Saúde, define prazos para adesão dos municípios ao Programa Saúde na Escola (PSE) no exercício 2011/2012. O programa já atende 1.253 municípios, que terão prazo de 30 de setembro a 30 de novembro para aderir ao termo de compromisso municipal do Programa Saúde na Escola. Outros 1.559 municípios que passaram a se enquadrar nos critérios para adesão ao plano devem se inscrever até 30 de setembro.
Podem aderir os municípios com índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) menor ou igual a 4,5 e que tenham 70% ou mais de cobertura populacional por equipes saúde da família, ou que possuam escolas participantes do Programa Mais Educação. O termo de compromisso formaliza as metas das ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos escolares, para fins de transferência dos recursos do PSE.
O programa Saúde na Escola visa integrar e articular educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população. O objetivo é promover ações de prevenção e atenção à saúde de crianças e jovens da rede pública de ensino.
A partir do exercício 2011/2012, o repasse de recursos será modificado. Os municípios receberão na assinatura do termo de compromisso 70% do valor a que têm direito, e o restante será repassado quando 70% das metas pactuadas forem atingidas.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep – 19/08/2011

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Comissões Eleitorais Locais recebem o Guia de Orientações para as eleições dos gestores

Respondendo positivamente ao chamado da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação, as Comissões Eleitorais Locais das Escolas da Rede Municipal compareceram em massa na tarde de 5ª feira, 22 de setembro, ao Teatro Municipal para uma grande reunião com a Comissão Eleitoral Municipal, encarregada de preparar as eleições dos gestores das escolas.
Nesta reunião as Comissões Eleitorais Locais receberam o cronograma a ser seguido pelas Comissões Eleitorais Locais e também o Edital de Convocação para as eleições municipais. Foi também trabalhado o Guia de Orientações para as eleições dos Diretores neste ano de 2011. Este guia foi elaborado para nortear os trabalhos destas comissões no tocante ao pleito marcado para o dia 25 de novembro. Contém prazos e datas estabelecidas no cronograma do processo eleitoral 2011 - Gestão Democrática.
As Comissões Eleitorais Locais são formadas por quatro integrantes, sendo um representante dos professores, um representante dos servidores administrativos, um dos pais, um e um dos alunos. Foram eleitas pelo Conselho Escolar de cada escola.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Escolas contribuem com Operação Cidade Limpa

Acontece mais uma etapa da Operação Cidade Limpa, lançada no dia 09, sexta feira, e iniciada na prática na segunda feira, dia 12, pela Região do Bairro São Joaquim. Nesta semana - de 26/09 a 30/09 - os trabalhos alcançam a população de 18 bairros localizados nas regiões do Vivian Parque, Bairro São João, Bairro Itamaraty e Granville.
Como nas duas etapas anteriores, a Secretaria Municipal de Educação esteve totalmente engajada nas atividades, mobilizando as escolas e cmeis das regiões beneficiadas. O resultado da Operação Cidade Limpa vem surpreendendo, obtendo elevado índice de positividade. Dede o início da operação até agora, foram retiradas quatro mil e quinhentos quilos de lixo das ruas. A população tem correspondido às expectativas da Administração, colaborando com a retirada de entulhos de suas casas e quintais para a coleta realizada pelos caminhões da limpeza. Junto à proposta do recolhimento do lixo, a Semed trabalha didaticamente, nas escolas, com a conscientização dos alunos acerca da importância do descarte do lixo para melhorar o visual das suas próprias casas, das ruas e praças, e também evitando o surgimento de diversas doenças.

Crianças dos CMEIS aprendem sobre os cuidados com o meio ambiente

O projeto ambiental “Trilha Ecológica” desenvolvido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação/Assessoria de Meio Ambiente junto às crianças e adolescentes da rede municipal, vem surtindo o efeito esperado. As crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil que realizaram o passeio ecológico, participando da “Trilha Ecológica” no Parque da Matinha, ouvem as explicações dos professores acerca da importância de também as crianças serem estimuladas a zelarem do meio ambiente. Posteriormente, expressaram o que entenderam. Em sala de aula, nos mementos pedagógicos, as crianças mostraram que entenderam a mensagem. Através de desenhos e pinturas traduzem seu entendimento produzindo painéis que estão expostos na Secretaria Municipal de Educação.
Para a Assessoria de Educação Infantil, “o resultado deste trabalho é muito positivo, pois evidencia que as crianças, já em tenra idade, percebem que precisam cuidar do meio ambiente para que vivam bem e tenham saúde”.

CEU nova realidade educacional no Conjunto Filostro

A quarta feira, 28 de setembro será uma data memorável para a população da região do Conjunto Filostro Machado. Nesse dia acontece a inauguração de um complexo educacional inédito em Goiás: o Centro de Educação Unificada (CEU). Composto por uma Escola e um Centro Municipal de Educação Infantil, a unidade escolar se propõe a ser uma referência em qualidade de ensino básico. Estrutura para isto, o CEU tem.
A Unidade Escolar disponibiliza um total de 18 salas de aula padronizadas com carteiras novas no Ensino Fundamental; 08 salas de aula com berços, trocadores e mesas para a Educação Infantil; 07 salas para atividades extracurriculares; laboratório de informática com 35 computadores; quadra poliesportiva coberta, com iluminação e arquibancada; teatro de arena; sala de Atendimento Educacional Especializado, com materiais pedagógicos adaptados (01 computador e 02 cadeiras de rodas); consultórios para atendimento médico e odontológico; ambulatório; e auditório para 300 pessoas com camarim e banheiros.
O Centro de Educação Unificada conta também com duas piscinas, sendo uma semi-olímpica e uma infantil, campo de futebol society, brinquedoteca, parque infantil com infraestrutura para atividades esportivas e culturais, sala de televisão, refeitório, solar individual para quatro salas de aula e outro solar grande, biblioteca com vários livros, duas cozinhas industrias e lavanderia completa. Toda a estrutura para as crianças passarem todo o dia na escola está sendo oferecida pela Prefeitura através do CEU.

Aulas diferentes
As crianças beneficiadas com o Programa Mais Educação terão aulas de natação, canto coral, capoeira, judô, futebol e reforço da alfabetização e como atividades extracurriculares, aulas de artes, xadrez, dança e música. A inauguração será bastante festiva!

Por Maria do Rosário Vieira

terça-feira, 27 de setembro de 2011

CEFOPE oferece oficinas às escolas

O Centro de Formação dos Profissionais em Educação (CEFOPE) disponibiliza às escolas, formadores para ministrar oficinas sobre temas variados. Uma das últimas oficinas ministradas teve como participantes os professores da Escola Municipal Francisca Miguel.
A oficina de matemática teve como tema "O lado lúdico das operações matemáticas", quando os professores receberam informações e novos conhecimentos sobre como tornar agradáveis e atrativas as aulas de matemática.
Para solicitar as oficinas ao CEFOPE, as Unidades Escolares poderão entrar em contato pelos telefones 3902-1183 e 3902-1133.

Pólo da UAB em Anápolis passa por reforma e ampliação

Por meio de parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Educação, está sendo viabilizada a ampliação e reforma das dependências do Centro de Formação dos Profissionais em Educação (CEFOPE), a fim de abrigar com mais conforto a Universidade Aberta do Brasil (UAB) Pólo Anápolis.
Iniciadas em 18 agosto último, as obras seguem o cronograma pré-estabelecido pela empreiteira.
A ampliação da UAB absorverá recursos da ordem de R$ 120.858,42, provenientes do Tesouro Nacional, computando-se também neste valor a contrapartida do governo Municipal.
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um projeto construído pelo Ministério da Educação em parceria com os Estados, Municípios e Universidades Públicas de Ensino Superior para oferta de cursos de Graduação, Pós Graduação e de Extensão Universitária visando ampliar o número de vagas da educação superior para a sociedade, promover a formação inicial e continuada para os profissionais do magistério e para os profissionais da administração Pública.
O Sistema Universidade Aberta do Brasil conta com mais de 800 Pólos em todo o País, com uma estimativa de atendimento de cerca de 800 alunos por pólo.
Todos os cursos oferecidos - modalidade à distância e semi-presenciais - são reconhecidos pelo MEC. Para as Graduações o sistema de ingresso é através de vestibular para demanda social e através da Plataforma Paulo Freire para a formação de professores em exercício do magistério e para as Pós Graduações geralmente a Universidade analisa o currículo.

Material Prova Brasil VI

Segue em anexo o material elaborado pela assessora pedagógica Fabiane Moreira referente à Prova Brasil.

Material Prova Brasil VI

***Obs. Ao clicar no link acima você será redirecionado para o "Google Docs", onde poderá visualizar o documento on-line. Se quizer baixar o arquivo para o computador, clique em "File" (acima do documento, à esquerda) e depois em "Download original".

Escolas agendam palestras sobre posse responsável de amimais de estimação

A posse responsável de animais de estimação é o tema abordado pelo Centro de Controle de zoonoses nas palestras ministradas ns escolas da rede municipal interessadas em levar este conhecimento às crianças. As palestras podem ser requeridas junto ao CCZ, para agendamento prévio.
O trabalho visa informar as crianças, aos adolescentes e aos pais sobre a necessidade de se dar um tratamento adequado aos animais de estimação. Enfocam também as questões relacionadas a outras zoonoses, transmitidas por pombos, ratos, caramujos africanos. A prevenção e o combate aos escorpiões também compõem a pauta das palestras.
Na oportunidade, os veterinários do Centro de Controle de Zoonoses também apresentam um teatro de fantoches e exibem um filme educativo de 40 minutos quando as crianças são atraídas para o assunto, entendendo melhor a mensagem proposta.
As palestras aos alunos da rede pública municipal são oferecidas pela Prefeitura através da parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Anápolis.
As escolas podem agendar a visita dos veterinários do CCZ através de contato com professora Stela Rosa, na SEMED.

SEMED discute com os gestores a proposta de nova jornada de trabalho

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Anápolis reúne nesta 3ª feira, às 14 horas, todos os gestores da rede municipal - das escolas, dos centros municipais de educação infantil e dos centros de educação infantil (conveniados) para debaterem um assunto de extrema importância: a jornada de trabalho na educação.
A reunião acontece no auditório da Secretaria (3° andar), estando presentes todos os membros da comissão encarregada de discutir o assunto em vários encontros.
Há tempo que a jornada de trabalho dos educadores vem sendo alvo de discussões.
Segundo as diretrizes nacionais para a carreira do magistério, elaboradas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a jornada de trabalho do magistério não pode ser maior do que 40 horas semanais em um mesmo cargo. A LDB dispõe que deve ser assegurado, na carreira do magistério, período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho, sem determinar a proporção desse período. As horas-atividade incluem trabalho individual (preparação de aulas, correção das tarefas dos alunos) e trabalho coletivo (reuniões administrativas e pedagógicas, estudos, atendimento aos pais). As diretrizes nacionais não definem que as horas-atividade tenham que ser cumpridas no recinto escolar, mas sim de acordo com a proposta pedagógica de cada escola.
A proposta de Plano Nacional de Educação (PNE) do Ministério da Educação (MEC) é implementar, gradualmente, uma jornada de tempo integral para os professores, cumprida em um único estabelecimento escolar, de forma a viabilizar 30 horas de atividade em sala de aula, com adicional de 10 horas para outras atividades.


Por Maria do Rosário Vieira.
(Com informações complementares do portal www.educabrasil.com.br).

III Seminário de Educação Infantil de Anápolis

Nesta quinta feira acontece, a partir das 8 da manhã, no auditório do SENAC o III Seminário de Educação Infantil de Anápolis. Para mais detalhes clique no folder abaixo.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Documentos para organização das eleições de diretores - SEMED

Boa tarde a todos!

Como todos estão sabendo, estão chegando as eleições para diretores das nossas escolas municipais. Pensando nisso, estamos postando alguns documentos para a organização das mesmas.


***Obs. Ao clicar no link acima você será redirecionado para o "Google Docs", onde poderá visualizar o documento on-line. Se quizer baixar o arquivo para o computador, clique em "File" (acima do documento, à esquerda) e depois em "Download original".

NOTA

A equipe da Secretaria Municipal de Educação de Anápolis transmite seus sentimentos aos funcionários do CMEI Rettie Tipple Batista e familiares da professora Norma pelo seu falecimento.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Escola João Luiz ganha Selo Escola Solidária

A Escola Municipal João Luiz de Oliveira conquistou o Selo de Escola Solidária por suas realizações ao ensejo das comemorações dos 42 anos de fundação.
Criado em 2003 o Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos. Tem como objetivos reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade; propiciar a troca de experiências e articulações entre Escolas Solidárias; reconhecer e divulgar as ações e os projetos de voluntariado educativo exemplares; e incentivar a prática do voluntariado educativo. Já foram reconhecidas 16.181 escolas de educação básica, públicas e particulares em todos os estados brasileiros.
Como parte das comemorações do aniversário da escola, os alunos fizeram gincanas arrecadando alimentos que foram distribuídos em duas entidades filantrópicas – um orfanato e um abrigo de idosos, realizando também outras atividades afins que credenciaram a escola a conquista da premiação. Parabéns a todos os alunos, funcionários administrativos, professores e direção pelos trabalhos realizados e pela conquista!

CMEI desenvolve projeto para ensinar sobre o cerrado

O CMEI Maura Helena de Oliveira Simões está desenvolvendo quatro projetos envolvendo todas as crianças. O projeto “Frutos da Terra” tem como objetivo mostrar as crianças os frutos que são produzidos pelo cerrado goiano, outro projeto é “Animais” que evidencia a importância do cuidado para com os animais e a proteção dos mesmos.

Voltado à literatura, o CMEI realiza na sexta feira, 23/09, o projeto “Chá com poesia”, e a culminância de um outro “Todo o dia é dia de história”, em que destaca a evolução das aves a partir do ovo, levando as crianças a descobrirem que o pintinho nasce do ovo. O detalhe especial será a doação a cada criança, de um pintinho que poderá ser levado para casa.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

SEMED realiza MusicArte com os alunos da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início na manhã desta segunda-feira, 19, ao 1º MusicArte. O evento acontece até sexta-feira, 23, no Teatro Municipal. A programação se inicia às 8 horas com apresentações de dança, música e teatro.

A abertura contou com a presença do prefeito Antônio Gomide, da secretária municipal de Educação, Virgínia Melo, da assessora Pedagógica de Artes, Lanna Rocha de Santana Caixeta e de professores e alunos, do 6º ao 9º ano, das escolas municipais de Anápolis.
O objetivo da mostra cultural é despertar nos alunos o interesse pelas manifestações culturais existentes no Brasil. Em seu discurso, a secretária municipal de Educação, Virgínia Melo, explicou que o evento é o resultado de um trabalho realizado nas salas de aula pelos professores, que por meio da integração das disciplinas ensinam as culturas de todas as regiões do país.

O prefeito Antônio Gomide destacou a importância do evento aos alunos das escolas municipais. “As secretarias municipais de Educação, Cultura e Ciência e Tecnologia juntas estão proporcionando esse momento. É esse o objetivo da nossa gestão, promover a educação de qualidade também por meio da arte. É uma oportunidade de aprender nossa cultura”, falou.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Guardiões de Proteção da Infância e Juventude patrulham as escolas municipais

Através de parceria firmada entre e Prefeitura e o Juizado da Infância e Juventude foi criado o grupo dos Guardiões de Proteção da Infância e Juventude, composto por 32 agentes devidamente preparados em curso realizado na Faculdade Raízes, foram credenciados para atuar junto às escolas, aos alunos e suas famílias.
O grupo dos Guardiões de Proteção da Infância e Juventude é formado por professores, profissionais liberais e agentes da Polícia Civil e preparados para dar assistência às famílias que enfrentam problemas com os filhos em relação a mau comportamento, baixa produtividade escolar, uso de drogas, etc . Trabalham na conscientização das famílias quanto ao seu papel na educação dos filhos e concretamente o trabalho consiste na realização de palestras educativas, conversas e acompanhamento do aluno e de sua família. É feita também uma patrulha nos arredores da escola com o veículo dos Guardiões, verificando se há algum aluno fora da escola vagando pelo bairro, e observam também a presença de pessoas de extranhas pelas redondezas da escola. Os guardiões são voluntários e são identificados através de credencial emitida pelo Juizado da Infância e Juventude.
Os contatos com os Guardiões podem ser feitos pelos telefones 9358.0102 da Patrulha e 3324.8342 do Juizado da Infância e Juventude.

Aluna do 5° ano vence concurso de redação sobre a vila jaiara

A aluna do 5° ano da Escola Municipal Clóvis Guerra, Maria Eduarda de Oliveira, 11 anos, foi a vencedora do concurso de Redação sobre a Vila Jaiara, instituído por ocasião das festividades alusivas ao Dia da Jaiara, definido segundo lei municipal aprovada pela câmara.
A adolescente escreveu com paixão sobre o setor onde mora, com uma redação sob o título: “Jaiara: “Quem te conhece, te ama”.
Seu texto foi considerado o melhor pela comissão julgadora, e Maria Eduarda ganhou como prêmio um vídeo game Play Station, entregue pela Secretária de Educação.

Prefeitura promove MusicArt

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura Municipal /Assessoria de Artes dos Anos Finais realiza, nos dias 19 a 23 deste mês, o Projeto MusicArte, trabalhando o tema “Brasil terra de encantos”.
A Mostra Cultural envolverá todos os alunos do 6° ao 9° anos da Rede Municipal de Ensino e as apresentações acontecerão no período matutino, das 8:30 horas às 10:30 horas no Teatro Municipal. Cada escola apresentará um número artístico, representando a cultura da região estabelecida.
No dia 19, estarão apresentando as Escolas Municipais. Afonsina Mendes do Carmo, João Luiz de Oliveira, Lions Anhanguera, Paroquial Santo Antonio e Gomes Santana Ramos. No dia 20, as escolas Maria Aparecida Gebrim, Moacyr Romeu Costa, Rodolf Mickel Ghannam, Luiz Carlos Bizinotto, Cora Coralina e Professor Jesus Duarte. No dia 21 estarão no palco as escolas municipais Raymundo P. Hargreaves, Dep. José de Assis, Betesda Primavera, Professora Lena Leão, Maria Elizabeth Camelo Lisboa e Inácio Sardinha Lisboa.
No MusicArt dia 22 apresentarão os alunos das escolas municipais Professor Ernst Heeger, Dona Alexandrina, Raimunda de Oliveira Passos, Jahyr Ribeiro Guimarães e Realino José de Oliveira. Finalizando a mostra cultural, estarão se apresentando, no dia 22, os alunos das Escolas Municipais Alfredo Jacomossi, Clóvis Guerra, Pedro Ludovico Teixeira, Jerônimo Vaz, Manoel Gonçalves da Cruz e Wady Cecílio.

Escolas Participam da Operação Cidade Limpa

Alunos, professores, coordenadores e equipes gestoras das Escolas Municipais Maria Elizabeth Camelo Lisboa, Professora Maria Aparecida Gebrim e Ayrton Senna da Silva e dos Centros Municipais de Educação Infantil Professora Dalva Maria Trindade e Paulo Freire, e dos Centros de Educação Infantil (CEIS) Beth Shalom III e Betesda Primavera estão envolvidos durante toda a semana com a realização da operação Cidade Limpa. A Prefeitura mobiliza toda a comunidade para participar deste evento que teve início nesta segunda feira na região do Bairro São Joaquim e do Conjunto Filostro Machado. Os alunos foram orientados a participar deste evento divulgando o trabalho de limpeza e conscientizando os seus pais a aderirem ao movimento, retirando de suas casas e quintais todo entulho e material obsoleto.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Arquivos - Reunião de diretores

Abaixo seguem os links para os arquivos da reunião de diretores que aconteceu na última terça-feira (06/09).

Pauta
Vídeo
Letra da música

Projeto MusicArt


A assessoria de Artes dos anos finais vem encaminhar o convite do Projeto MusicArte.
Mostra Cultural dos alunos da Rede Municipal de Ensino 6° ao 9º ano.
As apresentações acontecerão no período matutino, das 8:30 às 10:30 horas, no Teatro Municipal. Cada escola vai apresentar um numero artístico, representando a cultura da região estabelecida.

Atividade 1º ano - Letra cursiva contextualizada

Abaixo segue o link para atividade referente à transposição da letra de imprensa para cursiva contextualizada ao tema Civismo.



***Obs. Ao clicar no link acima você será redirecionado para o "Google Docs", onde poderá visualizar o documento on-line. Se quizer baixar o arquivo para o computador, clique em "File" (acima do documento, à esquerda) e depois em "Download original".

Comissão Eleitoral define data das eleições dos gestores

A Comissão Eleitoral Municipal encarregada de preparar as eleições dos gestores das escolas municipais se reuniu no auditório da Secretaria, para definir o cronograma das eleições na rede municipal de educação.
As eleições acontecerão no dia 25 de novembro, última sexta feira do mês e o dia 30 de novembro como a data para a divulgação dos resultados oficiais.
Outras datas definidas dentro do cronograma de realização do pleito escolar de 2011:

- Entre os dias 12 a 16 de setembro - reunião do Conselho Escolar para eleger a Comissão Eleitoral Local;
- 22 de setembro – reunião da Comissão Eleitoral Municipal (Semed) com os membros da Comissão Eleitoral Local de cada escola;
- 20/10/2011: registro das candidaturas junto à Comissão Eleitoral Municipal (Semed);
- 21/10/2011 – homologação das candidaturas;
- 07/11/2011 – sorteio da ordem dos números e nomes dos candidatos para a confecção das cédulas eleitorais;
- 01/11 a 23/011/11 - início e encerramento da campanha eleitoral por parte dos candidatos;
- 25/11/2011 – realização da eleição;
- 30/11/2011 – publicação dos resultados;
- 01/12/2011 – período para recursos contra o processo eleitoral.



Prova Brasil será aplicada em novembro

Entre os dias 7 e 18 de novembro, acontece em todo o País, a aplicação dos exames da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Mais de 6,2 milhões de estudantes farão os testes em 70 mil escolas dos 27 estados.
O número de alunos participantes da Prova Brasil será divulgado nos próximos dias com base no resultado do Censo Escolar finalizado no mês passado, informa a assessoria pedagógica da Semed.
A Prova Brasil terá 21 modelos de provas, com pouco mais de 20 questões para cada nível de ensino. Ela e o Saeb são dois exames complementares, que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica.

Coral Gebrim participa de solenidade da Semana da Pátria

A seqüência das comemorações alusivas à Semana da Pátria nesta segunda feira, 05/09, motivou solenidade Cívica no Distrito de Goialândia, envolvendo os alunos da Escola Municipal Jesus Duarte, e a Banda Lira de Prata de Santana.
A programação da Semana da Pátria, que começou no dia 1°, com solenidade no Centro Administrativo, com as presenças de autoridades e dos músicos da Banda da Base Aérea de Anápolis e termina na quarta feira, dia 7, com desfile cívico-militar na Avenida Goiás, contando com a participação de um grande pelotão formado pelos alunos da rede municipal.
Na terça-feira, dia 06, a Pátria será celebrada em solenidade cívica nas dependências do Tiro de Guerra, com a presença do Coral de Alunos da Escola Maria Aparecida Gebrim.
A secretária Municipal de Educação, professora Virgínia Melo, tem participado de todas as cerimônias cívicas juntamente com o prefeito Antônio Gomide.
A Semana da Pátria é uma oportunidade para a população celebrar os símbolos nacionais e reverenciar os heróis do passado.

Texto por: Maria do Rosário - Assess. de Imprensa Semed

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Prefeitura baixa portaria fixando normas para as eleições dos diretores das Escolas

Por meio da Portaria nº 021 de 31 de agosto de 2011, publicada no Diário Oficial do Município, a Prefeitura Municipal / Secretaria Municipal de Educação de Anápolis fixa normas para a Gestão Democrática na Rede Municipal de Ensino, compreendida pelos Centros Municipais de Educação Infantil, as Escolas e o Centro Municipal de Educação.
A escolha dos diretores das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino será realizada no próximo mês de novembro, por meio de eleição direta e secreta, com a participação de toda a comunidade escolar (professores, equipe técnica e servidores administrativos). Terão direito ao voto os professores, os servidores administrativos e equipe técnica, o pai ou a mãe ou o responsável legal pelo aluno, os alunos matriculados no Ensino Fundamental a partir do 5º ano, e alunos da Educação de Jovens e Adultos. Cada pai, ou mãe, ou responsável tem direito a um só voto, não importando o número de filhos matriculados na unidade escolar.

Somente podem candidatar-se às funções de direção, os professores efetivos e estáveis e que tenham atuado, no mínimo, por 03 (três) anos, como docentes.

Educação engajada na Operação Cidade Limpa

A Secretaria Municipal de Educação, aliada a outras seis Secretarias Municipais - Meio Ambiente, Saúde, Cultura, Comunicação, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Social – participa de um grande mutirão de limpeza em toda cidade que será lançado pela Prefeitura de Anápolis no próximo dia 9. A Operação Cidade Limpa será uma ação inédita de limpeza da cidade, que iniciada no Bairro São Joaquim, passa a ser uma campanha permanente.
À Secretaria de Educação caberá a mobilização das escolas e creches de cada região e a conscientização da comunidade para participar do evento, efetuando a retirada de lixo e de entulhos de suas casas e quintais, deixando-os nas calçadas no dia da passagem dos caminhões para o recolhimento.
O objetivo desta operação é conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo, evitando o surgimento de doenças como a dengue; melhorar o aspecto de ruas e praças; além de promover a educação ambiental e qualidade de vida.
Para facilitar o trabalho, a cidade foi dividida em seis regiões. Na região 01, compreendendo o Bairro São Joaquim e adjacências, e na região 02, compreendendo o Região do Conjunto Filostro Machado e adjacências, a Operação Cidade Limpa acontece no período de 12 a 16 de setembro.

Palestras sobre posse responsável de animais nas escolas do município

A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Anápolis em parceria com a Secretária de Saúde/Centro de Controle de Zoonoses, promoverá uma série de palestras nas escolas da rede pública municipal, sobre a questão da posse responsável de animais de estimação.
As palestras serão ministradas por pessoas ligadas ao CCZ, que também apresentarão um teatro de fantoches sobre o assunto e ainda exibirão o filme “Fulaninho, o gato que ninguém queria”. Com duração de 40 minutos, o filme educativo atrai as crianças para a proposta do CCZ de posse responsável dos animais.
Para os alunos maiores, da faixa etária de 12 a 18 anos, será exibido um outro filme, também com mesma finalidade. A estes, além da posse responsável, serão enfocados dentro da palestra, assuntos como caramujo africano, pombos, roedores e escorpiões. As escolas interessadas podem agendar a visita dos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses através de contato com professora Stela Rosa, na SEMED.

Maria do Rosario Vieira – Assess. de Comunicação SEMED.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Material Prova Brasil IV

Segue em anexo o material elaborado pela assessora pedagógica Fabiane Moreira referente à Prova Brasil.


***Obs. Ao clicar no link acima você será redirecionado para o "Google Docs", onde poderá visualizar o documento on-line. Se quizer baixar o arquivo para o computador, clique em "File" (acima do documento, à esquerda) e depois em "Download original".

PORTARIA - ELEIÇÃO DE DIRETORES

Segue abaixo a portaria que regulamenta as eleições para diretores 2011.

PORTARIA ELEIÇÃO DE DIRETORES 2011

***Obs. Ao clicar no link acima você será redirecionado para o "Google Docs", onde poderá visualizar o documento on-line. Se quizer baixar o arquivo para o computador, clique em "File" (acima do documento, à esquerda) e depois em "Download original".

Escola abre IV Realímpicos em cerimônia festiva

Com uma cerimônia festiva, aconteceu a abertura oficial do 4ª Realímpicos, Olimpíadas da Escola Municipal Realino José de Oliveira, localizada no Setor Jandaia. Em sua quarta edição consecutiva, a Escola imprime ao Realímpicos o caráter de uma movimentação anti-bullying. Todos os 1.299 alunos e os professores estarão participando das disputas iniciadas hoje, com o jogo entre alunos x professores, sendo encerrados no dia 08 de setembro.
Os alunos estão entusiasmados com o evento. O sucesso das edições anteriores motivaram a escola a ampliar as modalidades esportivas, hoje com as seguintes modalidades: futsal, xadrez, queimada, boliche, pipa, atletismo, vôlei, pega vareta e bolinha de gude.
A IV Realímpicos foi aberto na data em que se comemora o Dia do Professor de Educação Física. O trabalho será coordenado pelos professores de Educação Física da Escola.
O projeto tem o objetivo de promover a integração entre os alunos, professores e comunidade, promovendo a amizade entre todos, evitando, assim, a nociva prática do bullying.


Abaixo algumas fotos do evento.

Visita ao 17º Salão Anapolino de Arte


O CEFOPE por meio do Grupo Midiateca Arte na Escola esta desenvolvendo algumas atividades formativas no campo das artes. Uma dessas atividades esta ocorrendo nos dias 29, 30 e 31/08 2011. Neste período as professores que participam do curso Prática de Letramento e Processos de Alfabetização realizam visita ao 17º Salão de Arte Anapolino na Galeria de Artes Antonio Sibasolly. As atividades possibilitam o desenvolvimento da sensibilidade como pode ser visto pelo depoimento da formadora e membro do Grupo Midiateca Arte na Escola, Aparecida Miguel Neto. “A Cultura Visual Urbana levou-me a refletir e compreender um pouco sobre esta expressão visual por meio de um contexto histórico e social. [...] mesmo sendo efêmera por sua essência, vem dar alegria e colocar nosso olhar para brincar com uma grande vibração de cores e perceber que nesta linguagem tão expressiva muitas vezes grita uma poesia latente e não compreendida”.


Semed marca presença na abertura da Semana da Pátria


A equipe da Secretaria Municipal de Educação participou, nesta quinta feira, da solenidade de abertura da Semana da Pátria, ocorrida às 08 horas na Prefeitura Municipal, com as presenças de autoridades civis e militares. O prefeito Antônio Gomide comandou a solenidade, que foi abrilhantada pela Banda da Base Aérea. 
Um coral de alunas da Escola Municipal Jahir Ribeiro Guimarães participou do evento cívico, entoando o Hino de Anápolis.

Posteriormente, às 09h30 a Semana da Pátria foi iniciada no Distrito de Joanápolis na Escola Estadual João Gomes.

Aula no Aterro Sanitário

Nesta quinta feira, dia 1° de setembro, aconteceu uma aula diferente para 30 alunos da Escola Municipal Maria Aparecida Gebrim. Eles foram para o Aterro Sanitário, onde conheceram o destino do lixo produzido na cidade. Através do projeto “A consciência ecológica começa na escola”, desenvolvido pelas professoras de Geografia Cláudia Gonçalves e Leide Maura Menezes, os alunos tiveram a oportunidade de verificar o processamento do lixo recolhido diariamente na cidade.
No ano passado a escola, com esse mesmo projeto, conseguiu adquirir cinco kits para a coleta seletiva de lixo e que os kits coloridos vêm sendo utilizados pelos alunos dentro do processo de conscientização da nova mentalidade acerca do tratamento dispensado ao lixo reciclável e não reciclável.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MEC abre inscrições ao Prêmio Professores do Brasil

A Prefeitura de Anápolis por meio da Secretaria Municipal de Educação divulga concurso nacional que dará prêmios de até R$ 5 mil, além de troféus e certificados.Os professores da rede municipal que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e que tenham experiências exitosas no exercício da docência podem se inscrever no Prêmio Professores do Brasil e as escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas também serão premiadas. Receberão equipamentos audiovisuais ou multimídia, no valor de até R$ 2 mil.
Aos trabalhos inscritos serão submetidos a uma Comissão Julgadora Nacional. A iniciativa de premiar os professores e as escolas é do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Intel, Fundação SM, Instituto Votorantin, Associação Brasileira de Editoras de Livros Escolares (Abrelivros), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Organização dos estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
O prêmio tem por finalidade reconhecer o trabalho dos professores que contribuem para a qualidade do ensino, e ainda, resgatar e valorizar o papel dos docentes como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações, dar visibilidade às experiências pedagógicas passíveis de adoção por outros professores e pelas redes de ensino, além de estimular a participação docente na implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro.

Encontro de coordenadores

Os coordenadores pedagógicos das escolas municipais se reuniram nesta quinta feira no auditório da Secretaria Municipal de Educação para uma palestra com a psicóloga Eliane Santos Batista. Ela discorreu sobre o tema “Digestão pessoal” que versa sobre as relações intra-pessoais e relações inter-pessoais.
“O objetivo principal desta palestra é conduzir o participante a interação do grupo, sensibilizando-o a melhorar a integração no ambiente de trabalho, nas relações familiares e nas relações consigo mesmo”, esclarece a psicóloga.

Divulgação de cursos de pós-graduação de entidade parceira

A Uni-EVANGÉLICA anuncia a realização de três cursos direcionados ao segmento Educacional, todos com duração de 18 meses, e média de 720 horas. São disponibilizados os cursos de Psicopedagogia Clínica e Institucional turma VIII 740h; Educação Infantil com ênfase em Inclusão I turma 720h; e Gestão Pedagógica I turma 720h. Os encontros ocorrerão a cada quinzena, sempre aos sábados.