Contador de Visitas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Diretores são orientados para elaborarem o PDE



A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, reúne em dois grupos, nesta segunda e terça-feiras, todos os gestores das Escolas Municipais a fim de repassar-lhes as orientações necessárias à elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola). O PDE é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho.

Considerado um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola, o PDE constitui um esforço disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que ela é, o que faz e por que assim o faz, com um foco no futuro. Em síntese, visa a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

O Plano de Desenvolvimento da Escola tem apoio do Ministério da Educação. Em Anápolis, o PDE-Escola conta com o apoio também da Prefeitura Municipal, que investe na educação, com o objetivo de priorizar o atendimento às escolas 36 municipais que ainda apresentam Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aquém do satisfatório.

A partir da elaboração deste Plano de Desenvolvimento que vigora durante dois anos, as escolas passam a elaborar o seu Plano de Ação, cujo objetivo geral é o de nortear o trabalho na unidade escolar, apresentando como objetivos específicos o fortalecimento da autonomia da gestão escolar, a partir de um diagnóstico dos desafios de cada escola, definindo um plano de gestão para a melhoria dos seus resultados, com ênfase na aprendizagem dos alunos. Além da melhoria da prática pedagógica, uma das diretrizes do PDE-Escola é a promoção de toda a comunidade escolar, inclusive das famílias, no acompanhamento da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário